Automação de Marketing: quando e como implementar?

Automação de Marketing: quando e como implementar?

maio 6, 2024

Automação de Marketing: quando e como implementar?

As empresas estão adotando a automação de marketing para se livrar da ineficiência das tarefas repetitivas. Afinal, a presença na internet ocasiona um aumento expressivo nos dados a serem analisados, sendo importante contar com ferramentas robustas e modernas.

Em uma época de negócios com alcance mais limitado, a necessidade de automatizar rotinas de marketing não era tão grande. Mas hoje o cenário mudou, sendo que a agilidade é crucial, em todas as etapas de interação com leads e clientes.

Continue lendo e entenda quando e como implementar a automação de marketing no seu negócio!

O que é automação de marketing?

No contexto do marketing, automatizar é usar softwares e tecnologias para facilitar diversas rotinas, como:

  • envio de e-mails;
  • gerenciamento de campanhas;
  • nutrição de leads;
  • análise de dados.

Como funciona?

Um exemplo prático é o uso de uma plataforma de automação de e-mail, capaz de nutrir leads em um funil de vendas.

Inicialmente, os visitantes do site preenchem um formulário para baixar um ebook. Em seguida, com base nas informações cedidas (como nome e e-mail), os leads podem ser colocados em listas.

Essas listas podem ser definidas com base nas preferências desses potenciais clientes, ou em uma necessidade específica. Posteriormente, é criado um disparo automatizado de e-mails, inclusive com uma resposta automática após a pessoa fazer o download do ebook.

Com o tempo, os leads são nutridos com e-mails personalizados e disparados de forma automatizada. Finalizando, é possível usar uma plataforma de automação para acompanhar o desempenho dos e-mails. A ideia é saber, por exemplo, quantas pessoas abriram as mensagens e em que horário elas estão mais propensas a isso.

Quando implementar na empresa?

O primeiro sinal de que você precisa automatizar é o volume de leads. Afinal, fica muito difícil gerenciar o relacionamento com eles de modo manual, uma vez que não se sabe quando eles estão, de fato, preparados para a compra.

Outro indício é um funil de vendas complexo. Quando há muitas etapas e interações com leads, a automação de marketing vai ajudar a criar fluxos de nutrição que abordam as necessidades e objeções específicas em cada estágio desse funil.

Necessidade de qualificar leads

Se a empresa está lutando para identificar os melhores leads, a automação pode ser usada na pontuação desses potenciais clientes. Dessa forma, o gestor tem uma visão mais precisa de quem está mais próximo do fundo do funil ou não. Lembrando que, em muitas situações, esse fluxo não é linear: em outras palavras, o lead pode retroceder no funil, de modo que, estando perto do fundo, acaba voltando para o meio ou o topo, por exemplo.

Como implementar?

O sucesso da automação vai depender do planejamento, daquilo que se pretende alcançar. Por mais que existam semelhanças, cada negócio tem particularidades e, por consequência, objetivos diferentes. Uma deseja aumentar as vendas; outra quer melhorar a nutrição de leads, e outra quer aumentar as taxas de retenção de clientes.

A seguir, vamos apresentar dicas técnicas de como fazer a automação de marketing na empresa. Acompanhe!

Escolha e configure a plataforma

Na hora de escolher, considere preço, recursos, integração e facilidade de uso. Sobre este último, não adianta a interface da plataforma ser difícil de usar, fazendo o colaborador demorar para se familiarizar.

Em seguida, com base no mapeamento de processos, é preciso configurar a plataforma escolhida.  Na prática, isso pode envolver a criação de formulários de captação, fluxos de nutrição, campanhas de e-mail marketing e automação de mídias sociais.

Integre as ferramentas

Provavelmente você já usa um CRM, um sistema de e-mail ou uma ferramenta de análise. A integração vai fazer tudo funcionar de maneira orquestrada, sem tanta necessidade de intervenção humana, no tocante a aspectos como a segmentação dos leads.

Teste e otimize

Uma vez que a integração foi feita, é preciso testar e otimizar com uma certa frequência. Nesse sentido, experimente novas abordagens, mensagens e fluxos de trabalho, bem como a análise de dados, para ter uma ideia de como anda a jornada de compra de cada um dos potenciais clientes.

Treine a equipe

Mesmo que a automação de marketing reduza a participação humana, ela não se tornou menos relevante. Pelo contrário, a capacitação do time é um investimento indispensável, principalmente porque agora o foco está em habilidades estratégicas e comportamentais para com o público.

Sobre a parte técnica, faça a equipe explorar ao máximo as funcionalidades da plataforma. Isso envolve, por exemplo, uma visão mais minuciosa acerca dos dados gerados na ferramenta de automação.

Para a automação de marketing ocorrer, um dos sinais é o volume alto de leads. Para ajudar você a gerenciar o relacionamento com eles, ofertamos o pacote Meu Diretor, uma solução completa com todos os recursos de marketing que vão ajudar seu negócio a vender mais e se destacar dos concorrentes.

Ficou interessado? Aproveite para entrar em contato!

Tenha acesso a diretores experientes sem os custos integrais da contratação

Descubra como a parceria com o
MeuDiretor pode revolucionar o seu negócio.